Alterações na modelação 3D.
Na criação de entidades Loft entre contornos ou hélices, os seus contornos conservam a geometria original – deixam de ser detetados apenas como curvas NURBS. Isto melhora ainda mais as deteções ou as localizações nestes objetos, nas partes superior/inferior ou no inicio/fim das superfícies planares. Mais, existem outros melhoramentos relacionados com as operações Booleanas e os boleados.
No trabalho com estruturas em árvore para sólidos, temos agora várias opções e atalhos, para aceder às alterações na estrutura em árvore, ou copiar e/ou mover partes dessa mesma árvore (elementos sólidos ou ramos). Podemos agora, selecionar múltiplos elementos ou ramos, em qualquer momento, para copiar e/ou mover.
Existem também, novas opções na gestão de secções 3D. É possível desenhar o contorno de uma secção, não apenas num plano de esboço, selecionado no 3D (normalmente como uma superfície planar), mas também agora, de acordo com a vista corrente – de modo similar como num desenho 2D. A localização e a altura de uma ferramenta de secção (dimensões do plano de secção), podem ser selecionadas com apenas um clique, a partir de um menu de pop-up. Se o objetivo for cancelar a definição dos planos de secção, podemos selecionar e escolher se a ferramenta de secção vai ser copiada para o 3D, ou descartada.
Se as secções forem desligadas, enquanto a carregar a montagem, o utilizador vai ser avisado numa caixa de diálogo específica e depois estas secções vão ser marcadas, na gestão respetiva.
Opções adicionais no dimensionamento 2D.
É possível agora, criar texto 2D, associado com uma seta e inserir várias linhas, quer acima, quer abaixo, da linha horizontal. O dimensionamento de roscas ANSI, oferece agora possibilidades para modificar a assinatura da rosca, bem como a visualização dos fios por polegada.
Interface.
Agora, as barras de ferramentas temporárias com opções (como a seleção no 2D, no 3D, localizações, etc.), estão localizadas no canto superior esquerdo, de uma janela de desenho. Isto é o que está predefinido, mas é opcional. Pode ser gerido com o comando “cfg”.
A nova versão oferece um conjunto adicional de ícones, com 32x32 pixels, o que é conveniente para a visualização de algumas resoluções, juntamente com o tamanho do monitor (tipicamente QHD em 24”).
Também, é mais fácil a definição de uma vista perpendicular a um plano selecionado, onde as opções estão incorporadas nos ícones de comando, de modo a serem mais facilmente alcançáveis.
Ficheiros extremamente grandes.
A partir de agora, virtualmente não existem limites para a abertura de ficheiros de grande dimensão. O limite é a capacidade de memória e a potência do CPU/GPU.
Visualizador VariCAD 2025-2.0
Esta nova versão, contém alterações significativas – a possibilidade de gerir secções, como na versão completa (definir, editar ou apagar secções), no 2D, podemos alterar o estilo das linhas ou a sua largura (como complemento às alterações nas cores existentes) e de um modo geral, podemos fazer clique com o botão direito do rato num objeto e selecionar as funções disponíveis, ou o mesmo clique numa área vazia e também selecionar as funções disponíveis.
A nova versão oferece um conjunto adicional de ícones, com 32x32 pixels, o que é conveniente para a visualização de algumas resoluções, juntamente com o tamanho do monitor (tipicamente QHD em 24”).
Podemos abrir ficheiros de grande dimensão. O limite é a capacidade de memória e a potência do CPU/GPU.