Ficheiros e Diretorias usados pelo VariCAD

Iniciar o VariCAD pela primeira vez

No Windows, o VariCAD é instalado por defeito em “C:\Program Files\VariCAD”. No Linux a diretoria de instalação por defeito é “/opt/VariCAD”. As diretorias de instalação contêm todos os ficheiros do sistema. Quando iniciar o VariCAD pela primeira vez, a diretoria de configuração sobre a sua pasta de trabalho. Os ficheiros de configuração são copiados para esta diretoria, onde estão guardadas as configurações do sistema. É também criada uma segunda diretoria automaticamente depois do VariCAD ter iniciado; esta diretoria vai conter todos desenhos 2D/3D, estruturas de dados, listas de materiais, etc. O utilizador é sempre informado quando forem criadas novas diretorias. O único ficheiro na diretoria de trabalho é um que contém as definições das diretorias usadas e criadas pelo programa. Para mudar a diretoria de trabalho faça clique com o botão do lado direito do rato no ambiente do VariCAD, selecione Propriedades e edite a linha “Iniciar em.”


Ficheiros por Defeito do VariCAD

Os ficheiros criados são guardados com os seguintes tipos:

  • *.dwb - ficheiros 2D/3D que contêm desenhos 2D e sólidos 3D
  • *.bkb - ficheiros bloco que contêm objetos 2D (obsoleto, carregado apenas de versões antigas)
  • *.sym - bibliotecas de símbolos que contêm símbolos 2D
  • bom_mask.bmask – Lista de Materiais, atributos e configurações para legendas
  • *.mdata – listas de materiais
  • *.dwb_fpv – pré-visualização de ficheiros, em pastas que contenham ficheiros VariCAD

Se necessitar de transferir projetos do VariCAD para outro utilizador, tenha a certeza de incluir todos os ficheiros destes tipos. Se tiver de fornecer dados criados numa importação de uma Lista de Materiais ou exportar para outro sistema, veja Listas de Materiais. Para Linux, as extensões de ficheiros do VariCAD, devem ser em minúsculas.


Existem outros ficheiros que contêm a configuração do VariCAD. Estes ficheiros podem ser guardados para um backup ou restaurados pelo comando correspondente (Menu Ferramentas e depois Backup ou Restaurar Todas as Definições).


Converter Objetos 2D/3D para e de Outros Formatos

O VariCAD suporta os seguintes formatos:

  • *.STP - STEP 3D, importar ou exportar.
  • *.STL – Stereolithography 3D, exportar.
  • *.DWG - AutoCAD 2D, importar ou exportar. O tradutor DWG suporta ficheiros desde o AutoCAD 9 até à última versão. Para o AutoCAD 12 até à última versão, é possível de carregar os ficheiros DWG criados como resultado da exportação do VariCAD.
  • *.DXF - O mesmo que o DWG. O formato DXF deve ser usado para todos os sistemas além do AutoCAD.
  • *.IGS - IGES 3D, exportar.

Para importar um tipo de ficheiro específico, deve usar o campo Tipo de Ficheiro na janela Abrir Ficheiro. Para exportar o ficheiro ativo para outro formato, deve usar o Guardar Como. Pode ainda exportar apenas os objetos selecionados para qualquer tipo de formato de ficheiro suportado ou importar objetos de qualquer tipo de formato de ficheiro suportado para a área de desenho 2D ou espaço 3D.


Conversão de Ficheiros em Fila - FCO

Deve usar a função Ficheiro / Conversão de Ficheiros em Fila para converter vários ficheiros de um formato selecionado numa diretoria específica. Os ficheiros convertidos são escritos para uma diretoria diferente definida. É possível também configurar os parâmetros envolvidos na conversão. Para a conversão de ficheiros DWG/DXF, é possível de definir as unidades para milímetros ou polegadas ou para que estas sejam automaticamente detetadas. As definições por defeito do formato IGES, devem ser suficientes para a maioria das conversões 2D. Para o formato STEP, pode selecionar um protocolo diferente e usar NURBS vs. tipos analíticos de curvas ou superfícies. Use as opções no menu Ferramentas / Configurações do Sistema para especificar as definições de conversão.


Como é que os Objetos 3D são Convertidos para STEP ou IGES

Em geral, os objetos 3D são descritos como superfícies NURBS cortadas por curvas NURBS. Para alguns objetos, curvas e superfícies podem descritas analiticamente. Estes objetos são:

  • Linha
  • Círculo
  • Plano
  • Cilindro
  • Cone
  • Toro (criado pela rotação de um círculo ao redor de um eixo) - as esferas estão incluídas, mas não as superfícies em forma de limão.

Na maioria dos casos, a descrição NURBS é suficiente. Contudo a descrição analítica pode ser mais rápida e precisa e pode requerer menos memória e menos espaço quando gravado. Corra o comando “CFG” para definir os parâmetros de conversão dos objetos 3D para STEP ou STL.


Criação do formato STL

Corra o comando “CFG” para definir os parâmetros de criação dos ficheiros STL. O formato STL contém triângulos que cobrem as superfícies de todos os objetos exportados. É possível de selecionar a precisão dessa aproximação, o formato das coordenadas dos vértices dos triângulos, se os objetos são transformados de modo assegurar que todas as coordenadas são positivas e se são expressas em milímetros ou polegadas. O VariCAD exporta todos os objetos do ficheiro atual ou todos os objetos selecionados, se a função "Guardar Seleção" for usada. Alguns sistemas podem requerer apenas um objeto num único ficheiro. Nesse caos use a função "Guardar Seleção" e selecione apenas os objetos desejados.


As definições de saída do STL, permitem a seleção da densidade dos triângulos (e consequentemente, a precisão da interpolação das superfícies). É possível selecionar a partir da precisão pré-definida ou definir a precisão através dos controles de deslize existentes. Esta saída STL, pode ser verificada visualmente. Para tal, corra o comando:

Testar Saída do STL para Visualização – TESTSTL

Secções em Objetos Exportados 3D

Pode escolher exportar para formato STEP, STL ou IGES com secções. Normalmente, a exportação de secções não tem interesse porque são usadas apenas para visualização e não para descrever a geometria das peças atuais. Contudo, exportar com secções pode ser muito útil se necessitar de fazer render aos objetos 3D numa qualquer aplicação de fotorrealismo. Se a exportação com secções não estiver selecionada e o ficheiro exportado conter objetos numa secção ativa, irá ser mostrada uma mensagem de erro e a exportação será cancelada. Pode exportar as secções apenas quando converter um único ficheiro e não na conversão em fila.


Objetos Importados a Partir de STEP

Os objetos importados de um ficheiro STEP, são descritos como sólidos fechados ou cascas abertas. No caso de serem detetados problemas, podem ser apagadas algumas superfícies durante o processo de importação do ficheiro STEP. Para mais informações sobre a representação da forma de objetos 3D, veja Representação de Objetos 3D. No caso de alguns sólidos não serem importados de forma correta, pode usar as ferramentas de reparação, veja Resolver Problemas no 3D.


Diretorias

Corra o comando “CFG” para definir as diretorias dos ficheiros de backup do VariCAD. Recomendamos que não sejam usadas diretorias de rede para backup de ficheiros. Esta diretoria, também é usada para os ficheiros de trabalho e temporários, criados pelo VariCAD.


Pode ainda ser definido se uma diretoria de um ficheiro particular é a mesma para ambos os ficheiros guardados e carregados, ou se é uma diferente para cada operação. Pode também definir uma diretoria partilhada ou diferente para carregar/guardar ficheiros completos vs. carregar o ficheiro para o ficheiro atual ou guardar apenas os objetos selecionados.


Diretorias de Dados do Utilizador (Ficheiros 2D/3D)

São as diretorias usadas pelo utilizador para gravar ou carregar os dados usados. Mudar a diretoria quando o ficheiro é carregado ou guardado tem como resultado a alteração para a próxima utilização.


Todas as Diretorias (Pastas) usadas pelo VariCAD

Pode listar todas as diretorias do sistema usadas pelo VariCAD. Na lista, pode fazer clique com o botão direito do rato em qualquer linha que contenha uma diretoria, no Explorador de Ficheiros (ou Dolphin no Linux). A lista vai mostrar estas diretorias:

  • Diretoria corrente de trabalho.
  • Cópias de segurança e ficheiros temporários
  • Diretoria de configuração
  • Última diretoria usada na última vez para abrir ou guardar ficheiros
  • Diretoria das máscaras BOM
  • Diretoria das listas de materiais
  • Diretoria das legendas
  • Imagens Bitmap e saída de ficheiros de impressão

A lista de diretorias (pastas) está disponível a partir do menu Ferramentas ou pelo comando:

Informação – INFO

Informação sobre Alterações no Ficheiro Corrente

É possível mostrar informações sobre o ficheiro atualmente aberto no VariCAD. A informação listada é:

  • Versão do VariCAD em que o ficheiro foi gravado
  • Hora e data da última gravação
  • Hora e data da última modificação do ficheiro
  • Nome do utilizador e do computador em que o ficheiro foi gravado
  • Nome do utilizador e do computador em que o ficheiro foi modificado

Por outras palavras, pode aprender quem e quando foi gravado ou modificado um ficheiro do VariCAD pela última vez.


Esta funcionalidade está disponível a partir do menu Ferramentas ou pode ser invocada como comando:

Informação sobre Alterações do Ficheiro Corrente - INFF

 

 


Prefácio
Truques e Dicas

VariCAD.pt ©