Rotação, Extrusão e Lofting de Perfis

Sólidos Rodados

Revolução Completa - RSO

Roda um perfil aberto ou fechado, 360 graus ao redor de um eixo de rotação. O eixo de rotação é o eixo X do plano base de esboço.


Se o perfil estiver selecionado no modo 2D, deve definir o eixo. Para um perfil aberto, o eixo é a ligação das extremidades do perfil. Para um perfil fechado, deve definir o eixo por dois pontos. Se o ponto de inserção for definido automaticamente (de acordo com a configuração), está localizado no primeiro ponto definido do eixo de revolução. Quando a selecionar perfis fechados, são permitidos vários perfis dentro de um perfil exterior - isto vai criar buracos no sólido.


Exemplo de uma Revolução Completa, usando um perfil 2D aberto


Revolução Parcial - RSOP

Similar à Revolução Completa, exceto que pode ser usado um ângulo de rotação inferior a 360 graus. Durante o esboço, pode definir o ângulo pelo movimento do cursor.


Exemplo de uma Revolução Parcial, usando um perfil fechado


Sólidos Extrudidos

Extrusão - ESO

Este comando executa a extrusão de um perfil para uma altura específica, criando um sólido. Os perfis devem estar fechados e são permitidos vários perfis, uns dentro de outros - isto irá criar furos dentro do sólido. Opcionalmente, pode selecionar um ângulo de saída para a extrusão.


A altura de extrusão pode ser definida pelo movimento do cursor, durante o esboço. Esta pode ser positiva - o sólido é criado acima do plano de esboço, na direção do eixo Z, ou negativa. Neste último caso, o sólido é criado abaixo do plano de esboço.


É conveniente usar o movimento do cursor em incrementos. Para definir o incremento, ou ligar/desligar, faça clique com o botão direito do rato quando poder alterar a altura de extrusão ou o ângulo de rotação pelo cursor.


Definição da altura de extrusão pelo movimento do cursor.


Ângulo de saída definido pelo movimento do cursor


Sólidos Loft

Lofting, Lofting de Vários Perfis - MPL

Os sólidos loft, são criados pela ligação de dois ou mais perfis. Cada perfil é definido pelo seu próprio plano de esboço. Cada perfil deve conter o mesmo número de segmentos (como linhas, arcos, círculos ou curvas NURBS). Ao contrário dos perfis extrudidos, os perfis criados por loft, podem conter apenas um único perfil interior.


Pode fazer a ligação de um perfil retangular (também com cantos arredondados) a um perfil circular. A ligação é feita automaticamente. Ao contrário disto, se desejar ligar vários perfis em combinação, como por exemplo vários retângulos vs. círculos, círculos vs. elipses ou curvas NURBS fechadas, deve dividir os círculos ou as curvas para o mesmo número de segmentos.


Loft entre Contornos de Dois Planos – LB2P

Este tipo de loft, liga dois planos selecionados a dois sólidos diferentes. Depois da seleção do primeiro plano, o modo de esboço é ativado e o segundo plano é selecionado. Então é possível continuar com o esboço ou pode finalizar a criação do sólido, se os planos poderem ser ligados corretamente.


Rotação e Loft entre Dois Planos – MPLR

Este comando combina o lofting entre dois planos e a rotação ao redor de um eixo. Se o primeiro plano estiver selecionado num sólido, o eixo de rotação é definido como o eixo X do plano de esboço. Pode ser necessário redefinir o eixo de rotação e redefinir o ângulo de rotação.


Para mais informações, relacionadas com o plano de esboço, veja Vários Planos de Esboço


Exemplo de extrusão, loft prismático e loft de um retângulo para um círculo


Exemplo de uma Rotação de Perfil 2D


Superfícies Helicoidais

Hélice - HLX

Esta função cria um sólido pela extrusão e rotação de um perfil 2D fechado. É possível definir se os perfis irão representar a secção radial, normal ou axial. Por exemplo, uma mola usa um círculo como secção normal. Se for usado um ângulo de rotação negativo, irá resultar uma hélice esquerda.


Exemplo de uma mola definida pela secção normal


Volumes Sólidos Básicos

Os sólidos básicos são fáceis de criar; é necessário apenas especificar as dimensões básicas. A edição envolve a alteração das dimensões básicas, ou modificar os perfis 2D usados. Quando forem introduzidas as dimensões dos sólidos, existe a opção de copiar uma ou mais dimensões de outro sólido do mesmo tipo. Em primeiro lugar, as dimensões dos sólidos são editadas usando a cotagem espacial. Opcionalmente, é possível selecionar as dimensões no painel. No painel é possível alterar a forma básica, como os chanfros de cilindros, etc.


As imagens correspondentes, mostradas nos painéis, são alteradas de acordo com as opções definidas atualmente. Por exemplo, as opções de um cilindro, permitem a seleção de boleados ou chanfros. Alterando estas opções, as imagens são mostradas com ou sem chanfros, etc.


Quando um volume básico é inserido e o utilizador seleciona um passo atrás (Ctrl + Z, ou desfazer com o botão do rato), o volume básico é mostrado juntamente com as dimensões espaciais e é possível alterar estas dimensões, pela sua edição.


Cilindros, Cones, Caixas, Pirâmides, Tubagens, Esferas

Os sólidos básicos são os seguintes:

Caixa - PRS
Cilindro - CYL

(com opção de boleado ou chanfro numa das extremidades)

Cone - CON
Pirâmide - TPY

(usa uma base retangular)

Tubo em Cotovelo - PEL
Tubagens - PIP
Tubagem Cónica - CPI
Sólido em Cotovelo - ELW
Esfera - SPH


Exemplo de definição da forma e dimensões de um cilindro


Edição das Dimensões Espaciais de Sólidos Básicos

Se for criado um novo sólido, em primeiro lugar devem ser definidas as suas dimensões numa tabela. Depois o sólido deve ser localizado. Pode então fazer clique com o botão direito do rato no sólido e selecionar a redefinição de dimensões pelo dimensionamento espacial, ou numa tabela.


As dimensões espaciais, são usadas como primeira opção, se selecionar um sólido para edição. Para alterar a dimensão selecionada, clique nesta e reescreva o seu valor numa caixa de diálogo.


Pode clicar também numa linha da dimensão ou até numa seta. Então, pode arrastar a dimensão pelo movimento do cursor. Juntamente, a forma de todo o sólido é alterada. Em algumas situações é até permitido alterar a dimensão na direção da seta selecionada ou simetricamente.


É conveniente usar o movimento do cursor em incrementos. Para definir o incremento ou para o ligar/desligar, faça clique com o botão direito do rato quando modificar a dimensão pelo movimento do cursor.


Selecionar uma dimensão a ser editada. Aqui são permitidas várias opções.


Selecionar uma direção de alteração de uma dimensão. Esta opção é por defeito e pode ser selecionada por um clique simples na seta.


Alteração da dimensão selecionada, pelo movimento do cursor.


 

 


Prefácio
Truques e Dicas

VariCAD.pt ©