Planificação de Superfícies (Desenrolar)

A planificação de superfícies permite criar uma versão desenrolada (planificada) de uma superfície 3D e transferi-la para o 2D. Esta possibilidade permite representar peças criadas de chapa quinada. Mais, é possível criar estas peças como objetos cheiros, se apenas necessitar de obter uma superfície planificada. Cada superfície dobrada pode ser criada como uma casca interior ou exterior.


É possível planificar apenas superfícies através de linhas pelas quais podem ser estendidas, tais como cilíndricas ou cónicas. Os planos também podem ser planificados, mas são mostrados sem alterações no 2D. É possível selecionar mais de uma superfície para planificar. Para várias superfícies, a função resolve as ligações das superfícies planificadas.


Estes objetos desenrolados, são criados no desenho 2D na escala de 1:1 e podem ser usados como objetos de arranque, caso os desenhos 2D sejam plotados. As fronteiras exteriores das superfícies, são linhas ou curvas aproximadas para os segmentos de linhas mais curtos. As coordenadas XY dos pontos exteriores, podem ser guardados para um ficheiro de texto. Os apontadores podem também ser colocados nesses pontos exteriores.


Se a folha for fina o suficiente, é possível ignorar a espessura. De outro modo, a espessura deve ser definida e o seu valor é incorporado no cálculo da planificação.


Planificação de Superfícies - SDE

As propriedades seguintes, devem ser definidas, antes de selecionar as superfícies a planificar:

  • Se o ficheiro de texto com os pontos exteriores vai ser criado
  • Se a origem e as guias vão ser criadas na planificação 2D
  • Espessura do material (se indefinida, é usado zero)
  • Atributos da linha usada no desenho 2D


Janela de planificação de superfícies


Depois de definir estas propriedades, deve selecionar as superfícies a planificar. Carregue em “Enter” ou o botão do lado direito do rato para terminar a seleção das superfícies. Existem as seguintes opções adicionais:

Deve selecionar todo o sólido criado como chapa quinada. Esta opção está disponível apenas se não existirem outras superfícies selecionadas. Se todo o sólido estiver selecionado, é possível desseleccionar algumas das suas superfícies.

As outras opções disponíveis permitem alternar entre os modos de seleção e sem seleção, desfazer a seleção prévia ou terminar a seleção e executar a planificação.


Depois de efetuada a seleção das superfícies, é necessário definir a espessura do material. Se as superfícies selecionadas, for de chapa quinada, a espessura é calculada automaticamente e podemos confirmar esse valor. De outro modo, podemos definir se a espessura tem ou não um valor significativo. Se sim, então deve ser definida um valor para a espessura e selecionar se a superfície em causa é exterior da chapa quinada ou se pertence a um nível adicional da superfície.


A etapa final, é o arrasto das superfícies planificadas para o desenho 2D. Se necessário, deve ser definida a origem da superfície e a posição das guias dos apontadores.


Seleção da superfície a ser planificada (desenrolada)


Visualização 2D da superfície planificada


Seleção de mais superfícies


Visualização 2D das superfícies planificadas


 

 


Prefácio
Truques e Dicas

VariCAD.pt ©